domingo, 10 de junho de 2012

Planejamento de estudo para concursos - parte 1


Como é bom estar de volta!!!! 
Vamos falar de um assunto muito importante: PLANEJAMENTO!
É pessoal, o planejamento é uma ferramenta essencial rumo à aprovação. Ainda mais com esse catatau de matérias que estão sendo cobradas hoje em dia! Vou compartilhar aqui a essência dos planejamentos que eu faço para estudar. Sempre junto com o edital verticalizado que você já viu aqui. Primeiro você determina quais matérias terão maior importância, o jeito que vai estudar cada uma delas e depois controla o andamento do estudo marcando as datas que estudou determinado assunto no edital.
Cabe ressaltar uma coisa. Pra CADA concurso, é necessário um planejamento diferente. Não é um modelo pronto, rígido. É apenas a "essência", como disse anteriormente.
Uma coisa vai facilitar e muito esse planejamento: ter as matérias Língua PortuguesaDireito ConstitucionalDireito Administrativo e em muitos casos Informática, na ponta da língua. Essas matérias são aquelas que você DEVE estudar mesmo sem nenhum edital na praça, para que o conhecimento fique realmente sedimentado na sua cabeça. Assim, sobra mais tempo de estudo para matérias específicas que aparecerão no edital do concurso que você queira fazer.

Primeiro passo - DETERMINAR PRIORIDADES
Sei que a vontade é de estudar as matérias que se tem mais afinidade e sempre dar um "migué" nas matérias mais complicadas. Porém nem tudo na vida acontece como a gente quer, né?
Nessa hora, tem que ser racional. Estude mais as matérias que terão uma maior importância na prova, quer você goste ou não.
Eu utilizo três fatores:
1- Peso da matéria na prova (diretamente proporcional, ou seja, quanto maior o peso, mais se deve estudar)
2- Número de questões (diretamente proporcional, assim como 1)
3- Grau de domínio da matéria (inversamente proporcional, quanto MENOS eu domino a matéria, MAIS devo estudá-la)
Aqui vale aquela flexibilidade, pois nem sempre haverá pesos diferentes, ou então não será disponibilizado o número de questões por matéria. Em regra, a ESAF e a FCC colocam a quantidade de questões por cada matéria, já o cespe divide por bloco de matérias, geralmente "conhecimentos gerais" e "conhecimentos específicos".
É interessante fazer realmente um escala de importância com todas as matérias, para poder decidir o tipo de estudo que utilizaremos para cada uma. Quando existe um edital na praça, qualquer segundo de estudo é valioso, então utilize esse tempo da maneira mais eficiente possível. Ficar revendo matérias que você já domina é "enxugar gelo", ou seja, perda de tempo!

No próximo post continuamos o planejamento.
Até lá!

J.

2 comentários:

  1. Prezado...
    Obrigado pelas preciosas informações postadas no seu blog.
    Tenho um questionamento a você.
    Você utilizou alguma técnica de memorização específica, ou algumas que você notou ser mais úteis a você?
    Att., Ruy Ferreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruy!
      Bem, não usei nenhuma técnica específica de memorização.... apenas procurava não ficar muito tempo estudando a mesma matéria e intercalava sempre com exercícios para esfriar a cabeça.
      Ah, também mudei a fonte da minha legislação seca pra tentar melhorar a assimilação, não sei se isso se encaixaria como uma "técnica". Ainda farei um post específico sobre isso.
      Abração!

      Excluir